Livros, filmes e séries favoritas de outubro - saldão Creepytober

em segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Olá, olá! Quem é vivo sempre aparece e depois de quase um ano sem postar nada, aqui estou eu. Outubro é o mês do Halloween e é o mês da melhor maratona de terror do Instagram, a Creepytober. Participo da maratona desde 2019 e gosto muito porque me ajuda a manter um bom ritmo de leituras.

Leituras

Como sempre, minhas metas foram ousadas. Eu não consigo fazer uma TBR curtinha, primeiro porque eu quero ter a oportunidade de escolher minha leitura ao longo do mês de acordo com a vontade do momento e em segundo porque eu sempre acho que vou conseguir ler mais do que eu realmente leio. A minha lista de livros para esse mês tinha 15 livros, mas eu flopei de verdade.

Comecei o mês lendo O Homem da Forca da Shirley Jackson, que foi uma das leituras coletivas da maratona. O livro conta a história de Natalie Waite, que aos dezessete anos sai da casa de seus pais para começar a faculdade. Enquanto lia, só conseguia pensar em como a autora fez uma bagunça com o livro, que começa mesclando partes de um domingo de Natalia e conversas com o um detetive a respeito de algum crime. O início parecia muito promissor, mas a Shirley mistura 3 momentos diferentes, não desenvolve a fundo nenhum deles e ficamos sem entender o que está acontecendo. Não ouso dizer que o livro seja ruim, porque acredito que pra falar isso, deveria tocar em aspectos que eu não sou qualificada para falar, mas a história simplesmente não funcionou pra mim. Achei confuso demais. Mas um ponto positivo eu tenho que ressaltar, a escrita da Shirley Jackson é muito fluida. Mesmo não curtindo muito o livro, a escrita dela me prendeu e achei a muito rápida.

Os outros livros eu vou falar aqui brevemente, pois acredito que farei resenha deles. O Homem de Giz da CJ Tudor é um livro que gira em torno de um crime cometido em 1986 pelo chamado homem de giz devido ao fato de o assassino deixar desenhos de bonecos palito de giz na cena do crime. A ideia de forma geral foi boa, mas acho que o livro não foi bem executado. Tudor disse que se inspira no Stephen King e deixou algumas referências na história, mas eu achei algumas coisas muito iguais a It. Talvez O Homem de Giz funcione melhor pra quem ainda não leu o livro do King. 

Noturno, do Guillermo del Toro e Chuck Hogan, foi a segunda leitura coletiva da Creepytober. O livro começa com um avião "morto" no aeroporto JFK: luzes apagadas, motores parados, comunicação falha, nenhum movimento no interior. Aos poucos vamos descobrindo a existência de um vírus mortal. Foi um dos melhores livros que li este ano. Eu gostei muito da abordagem científica que os autores trouxeram para o vampirismo. E um detalhe que gostaria de comentar é como se assemelha com os dias atuais devido à pandemia do SARS-CoV-2.

A Volta do Parafuso, de Henry James, é um livro curtinho de 160 páginas que originou a série A Maldição da Mansão Bly. A história gira em torno de uma professora, que se muda para uma mansão para se tornar a tutora de duas crianças órfãs. O início de seu trabalho é bastante tranquilo e a tutora vai desenvolvendo um carinho pelas crianças, que são descritas como angelicais, mas com o passar do tempo a estadia na casa vai se tornando complicada devido à aparições de fantasmas. Eu assisti a série no início deste ano e comparando com o livro, prefiro a série (mesmo com as diferenças em relação ao livro) pois acho que o livro deixou algumas perguntas sem respostas, enquanto que o roteiro da série parece ter se atentado a preencher parte dessas lacunas.

E teve HQ em outubro! Eu estou numa enrolação para ler Chilling Adventures of Sabrina. Li os três primeiros volumes em 2020 e quero ler os volumes que estão no Kindle Unlimited ainda esse ano. Comecei a ler por causa da série da Netflix, mas confesso que o fato das histórias serem diferentes me desanimou um pouco, porque passei a odiar alguns personagens que eu amo na série. Não esperava a morte que teve nesse volume (#4), mas não achei ruim... vamos ver como vão ser os próximos volumes.

Filmes

Mês de Creepytober é mês de filme todo fim de semana. O primeiro foi Assim na terra como no inferno, no qual um grupo de arqueólogos está em busca de um tesouro perdido nas catacumbas abaixo de Paris. Os tuneis abaixo da cidade revelam um segredo capaz de mexer com os maiores medos e culpas de cada um. Sobre esse filme eu só digo uma coisa: que povo burro! "Olha, um telefone fixo tocando aqui nas catacumbas, num corredor desconhecido e bloqueado por ossos humanos, tá tudo normal, vamos continuar". Slender Man: pesadelo sem rosto, parecia ser um bom filme, mas não foi. Novamente: povo burro! "Eu invoquei o slender man, minha amiga sumiu, vou ali na floresta sozinha no meio da noite porque é super normal fazer isso".

Fuja foi um super acerto. Tem Sarah Paulson linda e maravilhosa no elenco, então não poderia ser diferente. O filme conta a história de Chloe, que após anos vivendo em uma cadeira de rodas e sendo cuidada por sua mãe, começa a desconfiar que há algo de errado quando não recebe nenhuma resposta da universidade e sua médica troca seu remédio. Sarah Paulson e Kiera Allen entregaram tudo! 

Estes três filmes estão disponíveis na Netflix.

Agora o melhor deles foi Escape Room, que está disponível no Prime Video. Esse filme é muito bom! Tem uma vibe Jogos Mortais porém mais moderno e com um vilão movido a dinheiro. Neste filme 6 pessoas estão participando de um jogo de escape room no qual as pessoas ficam presas em uma sala e tem que reunir pistas para escapar. O que estes 6 desconhecidos não sabiam é que na verdade o jogo não é uma brincadeira e sim uma luta pela própria vida. Eu nem tenho muito o que falar sobre o filme, porque foi muito bom mesmo! Todas as salas do jogo são bem elaboradas e aos poucos vamos conhecendo mais sobre cada personagem e entendendo o que motivou cada um a estar ali. O filme tem continuação, que foi lançada em setembro desse ano e eu já quero assistir.

Séries

Não assisti muita série, mas comecei a terceira temporada de American Horror Story, Coven. Em breve eu voltarei aqui pra falar dessa série porque ela é maravilhosa demais e merece destaque. A série está disponível no Globoplay e Prime Video (acho que Star+ também, mas não sou assinante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário