[Resenha #11] O Iluminado - Stephen King

em quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

O Iluminado conta a história de Danny e os seus pais, Jack e Wendy. Jack Torrance é um professor com um histórico de alcoolismo e violência, que aceita trabalhar como zelador no Hotel Overlook durante o inverno. Durante esta estação, os três serão as únicas pessoas no luxuoso hotel e Jack quer aproveitar este tempo para mostrar para a família que mudou e dedicar à escrita, já que almeja ser um autor publicado novamente.


Durante o inverno o hotel fica isolado devido às tempestades de neve e o único contato com o mundo externo é através de um rádio comunicador. À medida que o inverno vai se tornando mais rigoroso e, portanto, a família cada vez mais isolada, eles vão percebendo que o hotel guarda muitos segredos por trás de suas paredes. Danny tem o "dom" da Iluminação e por isso é o que mais sente os perigos presentes no hotel. Seu "dom" se manifesta através da leitura de pensamento, de premonições e também de visões do passo, que fazem com que ele reviva todo o mal que já ocorreu no hotel. Devido à sua iluminação, Danny passa a ser desejado pelo hotel, que vai se tornando cada vez mais violento e começa a se manifestar fisicamente através de seu pai Jack.

Jack é descrito como um homem violento e com problemas com a bebida, que gosta de ter razão sobre tudo e de ser tratado com se fosse uma pessoa superior às demais. Wendy, apesar de estar em um relacionamento abusivo e ainda assim amar seu marido, é uma mulher doce e que se preocupa com o bem-estar do filho acima de tudo. Danny é um garoto adorável, inteligente e curioso. Além da família Torrance, outro personagem importante nessa história é Dick Halloran, o cozinheiro do Hotel Overlook nas temporadas de funcionamento, que também é um Iluminado. Ele rapidamente reconhece o que Danny é e cria um lanço de carinho e cuidado com o garoto.

Pra mim, uma das melhores cenas (ou talvez seja a pior, dependendo do ponto de vista) é quando Danny finalmente adentra o quarto 217. Confesso que foi a cena que mais me perturbou e conseguiu me dar aquela pontadinha de medo. Mas o livro contém diversas cenas bem descritas e perturbadoras. Depois deste livro, nunca mais quero chegar perto de topiaria (plantas podadas de forma ornamental, com por exemplo, formato de animais e personagens). O livro tem um início mais lento, assim como todo livro do autor, que gosta de introduzir seus personagens e cenários com bastante detalhe antes de dar início ao enredo central.

Li o livro na edição Biblioteca Stephen King da Editora Suma e achei o trabalho da editora incrível. Eles pensaram em cada detalhe e ainda incluíram um prólogo e um epílogo que foram removidos do manuscrito do Stephen quando o livro foi lançado. Nesta edição o livro foi publicado em capa dura.

Este é o terceiro livro de Stephen King e apesar do tempo decorrido, desde seu lançamento, é um livro atual. Consagrado como um clássico do terror, O Iluminado foi adaptado para o cinema e posteriormente ganhou uma continuação (Doutor Sono). O livro explora temas importantes como o alcoolismo, a violência doméstica e traumas do passado. Mais uma vez King escreve uma narrativa de terror e suspense em cima de temas do cotidiano com maestria.


Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Onde comprar: Amazon

LEIA TAMBÉM:

Resenha - Joyland

Resenha - O Cemitério

Nenhum comentário:

Postar um comentário