Parcerias com editoras

em sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

O fim do ano chegou e com ele veio aquela época em que a maioria das editoras publicam seus editais de seleção para parceiros. Apesar do blog ter sido criado ano passado, só este ano me arrisquei a tentar parceria com editoras e consegui a minha primeira parceria

Como eu estou de olho nos processos seletivos que estão abertos, achei que seria interessante trazer para o blog um breve compilado das editoras que estão com processos seletivos abertos, para o caso de algum leitor aqui do blog se interessar em participar.

Eu não sou nenhuma "expert" no assunto parceria, afinal consegui a minha primeira parceria este ano. Mas eu já consegui perceber algumas coisas que as editoras avaliam. A primeira delas é a estrutura e qualidade das resenhas. Em geral a editora vai pedir para você enviar uma resenha que você tenha feito, para que eles possam avaliar a sua forma de escrita e o quão detalhista e crítico você é com a obra. Também irão avaliar a qualidade das fotos e vídeos (principalmente se o seu principal for visual, como o Instagram e o Youtube), a sua frequência de postagens e o seu engajamento (que está relacionado aos comentários, curtidas e outras formas de interação que você recebe no seu conteúdo). É bem importante ser sincero com a editora a respeito de todas as suas métricas (que são as suas impressões, o seu alcance e todo o engajamento da suas redes).

Outra coisa muito importante é ver se a editora publica livros do seu nicho. Eu, por exemplo, leio livros com as temáticas terror, policial, suspense, romance, distopia e fantasia. Não adianta eu tentar uma parceria com editora de livros de auto ajuda, porque não são leituras que fazem o meu estilo. Além disso, mesmo dentro de um gênero pode haver algum conteúdo que não consumimos. No meu caso eu não leio livros de romance erótico (o livro pode até ter cenas +18, como por exemplo os livros da Nora Roberts, mas se o foco do livro for esse, ele não se enquadra no meu tipo de leitura), então eu não tento parcerias que tenham este tipo de livro como foco e sempre aviso a editora (ou autor) que não leio livros do gênero.


Editoras com parcerias abertas

Editora Corvus
Término: 19/12/2020
Resultado: 30/12/2020
Onde inscrever

Editora Bookmarks
Término: 26/12/2020
Resultado: 10/01/2021
Onde inscrever

Editora All Book
Término: 20/12/2020
Resultado: 31/01/2021
Onde inscrever

Grupo Editorial Quimera
Término: 31/01/2021
Resultado: fev/2021
Onde inscrever


Conforme as editores forem abrindo novos processos seletivos, eu irei atualizando o post. Desejo boa sorte a todos que forem tentar as seleções!

Nenhum comentário:

Postar um comentário