[Resenha #04] - Summer Love - Guilherme Tironi

em quarta-feira, 10 de julho de 2019

Summer love conta a história de Zach, um jovem que descobre que está com câncer terminal nos pulmões. Sua expectativa de vida é pequena, mas apesar de todas as dificuldades que tem enfrentado em sua vida, decide viver seus últimos dias como qualquer outro jovem, frequentando uma nova escola e talvez até mesmo fazendo novos amigos.

Na nova escola, Zach conhece Hasley, uma garota que o deixa intrigado desde o primeiro contato por causa de suas perguntas, inclusive uma para a qual ele não sabe a resposta: "quais motivos te fizeram ficar?" O que Zach não sabia é que Hasley se tornaria sua melhor amiga, a pessoa com a qual ele contaria para tudo. Outra coisa que ele não sabia e que descobrimos ao avançar um pouquinho na leitura é que Hasley também luta contra a mesma doença de Zach.

Ao decorrer da história somos apresentados a Joe, um rapaz do time de futebol, popular e descolado pelo qual Zach começa a desenvolver sentimentos. Hasley percebe os olhares que o amigo dá para Joe e começa a arquitetar um plano para que ocorra a aproximação entre os dois. Logo Joe se une aos dois e eles constroem uma forte amizade.

Joe é um rapaz doce. É um escritor de contos e poesias muito talentoso. Hasley é divertida e descolada, aparenta estar sempre de bom humor e é uma amiga dedicada. Já Joe, apesar de ser jogador de futebol, é uma pessoa humilde e que ama música. Inclusive, uma das coisas que mais me atraiu neste livro foi o fato de logo no início ter uma playlist para que possamos acompanhar as indicações musicais dadas no livro.

Além das reflexões a respeito do câncer e o impacto que ele gera na vida das pessoas ao redor, outro tema explorado pelo Guilherme Tironi é a homossexualidade. Na história vemos Zach, que mesmo sem ter tido um relacionamento homossexual sabe o que é, e que até então não havia tido a coragem de se assumir para seus familiares.

De um modo geral, Summer Love é um livro lindo, delicado e de partir corações. O final do livro me surpreendeu de uma forma que eu não sou surpreendia há muito tempo. Um dos acontecimentos eu até havia imaginado no início da leitura, mas o final em si foi realmente surpreendente. Não sei quando vou superar o final deste livro. Confesso que não sou muito fã de livros tristes, que abordam doenças, pois acredito que uma das vantagens de ler é poder escapar da realidade triste e difícil que muitas vezes nós enfrentamos. Mas mesmo assim, acredito que Summer Love é uma leitura que vale a pena.

Faça de seus dias um infinito diferente e a cada dia você viverá infinitamente um finito infinito.

E você, já leu Summer Love? O que achou? Me conta nos comentários!

Título: Summer Love
Autor: Guilherme Tironi
Páginas: 276
Editora: Sinna
Onde comprar: Amazon
Avaliação: ★★★★

Nenhum comentário:

Postar um comentário