[Quotes #02] - Orgulho e Preconceito

em segunda-feira, 10 de junho de 2019


A categoria Quotes nada mais é do que um post com alguns dos trechos que mais gostei durante a leitura de um livro. O escolhido do dia é Orgulho e Preconceito, da autora Jane Austen. Sempre ouvi coisas boas sobre as obras da Austen, mas a minha motivação para a leitura do livro dela foi o Desafio de Leitura Rory Gilmore. Vamos aos trechos?

Vaidade e orgulho são coisas diferentes, embora as palavras geralmente sejam usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vã. O orgulho está mais vinculado à nossa própria opinião de nós mesmos, e a vaidade, ao que achamos que os outros pensam de nós.

A felicidade no casamento é, inteiramente, uma questão de sorte. Se o temperamento do casal for bem conhecido por cada um, ou mesmo for, antes, parecido, isso não prenuncia sua felicidade, no fim das contas. Eles sempre continuam a se desenvolver inversamente o suficiente para ter sua cota de incômodo; e é melhor conhecer o menos possível dos defeitos da pessoa com quem você passará sua vida.

Quanto mais eu vejo do mundo, mais fico insatisfeita com ele; e cada dia confirma minha crença na inconsistência do caráter humano e na pequena dependência que pode ser colocada na aparição do mérito e do sentido.

Tenho lutado em vão. Não resistirei. Meus sentimentos não serão reprimidos. Você deve permitir que eu lhe diga o quão ardentemente eu a admiro e a amo.

E aí, o que acharam dos trechos? Já leram Orgulho e Preconceito? Me contem nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário