[Resenha #09] Yamesh: Onde nasce a consciência - Feu Franco

em sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Em Yamesh conhecemos Austin, um programador Júnior da empresa Ninatec, que um dia criou um perfil em um aplicativo de namoro e conheceu Shay. Ela é uma garota que sabe o que quer e corre atrás para alcançar seus objetivos. Um dia acabam se encontrando e Austin acaba vivenciando, literalmente, uma experiência mágica. Ele entra na chama gnose, uma forma de conhecer "outros mundos". Todos os indivíduos tem uma "réplica" sua em outros planetas e Austin acaba indo parar no corpo de Rihu, um guerreiro de Yamesh que seria sua "réplica".

Aqui a Terra se chama Malehk. E Yamesh é um mundo parecido, mas completamente diferente. É um mundo em que plantas e animais são diferentes daqueles que conhecemos. As pessoas vivem em uma sociedade estruturada de forma diferente, não existem posses, nem dinheiro. As pessoas trocam trabalho ou bens materiais por outros bens.

Austin demora um pouco a se acostumar com o que está passando ao assumir a vida de Rihu. Em Malehk ele era apenas um nerd e agora em Yamesh é o guerreiro responsável por lutar em uma grande guerra cujo objetivo é restaurar a paz em Yamesh.

Yamesh foi um livro cujo inicio não foi fácil de ser lido. Achei muito parado e eu não estava entendendo bem o que estava acontecendo pois o autor lança palavras e termos que ainda não compreendemos bem (como gnose ou o que são os 51% que ele tanto fala). É um livro complexo, mas quando começamos a entender o mitologia que Feu Franco criou a leitura passa a se tornar fluida e você só quer saber de ler e ler mais.

Um dos aspectos que mais me cativou durante a leitura foi a quantidade de referências que Feu Franco faz ao longo de seu livro: Alice no país das maravilhas, The big bang theory, O rei leão, The legend of Zelda, Stephen King e muitas outras. Basicamente, em cada capítulo ele fez pelo menos uma referência a algum filme/livro/série ou a alguém. E eu adoro pegar referência assim em livros, porque nos dá ideia de quais foram as inspirações que o autor usou para criar aquela história.

Outro ponto positivo que encontrei no livro foi o desenvolvimento dos personagens. Yamesh não fica focado apenas em Austin/Rihu, embora toda a história se passe através dos olhos dele. Eu particularmente gostei muito da Kara e da forma como o autor retratou a guerreira a descoberta de sua sexualidade (ao menos me pareceu que Kara estava ainda descobrindo o que sentia). Também gostei das Feylas e de saber que elas não precisam ser necessariamente monstros. Fiquei me perguntando inclusive se o nome da Arya teria alguma relação com Game of Thrones e também como faço para adotar uma haha.

Além de toda uma nova realidade, Feu trouxe para a história elementos comuns ao nosso dia a dia, que são delicados e que precisam ser mais retratados na literatura, como o assédio que mulheres sofrem em seu local de trabalho ou o respeito ao outro dentro de um relacionamento (e aqui, digo respeito ao outro como indivíduo, que quer continuar tendo a sua individualidade).

Yamesh é uma fantasia nacional que me surpreendeu muito pela complexidade do universo que foi criado em toda a sua riqueza de detalhes.


Título: Yamesh - Onde nasce a consciência
Autor: Feu Franco
Onde comprar: Amazon
*e-book atualmente disponível no Kindle Unlimited

Nenhum comentário:

Postar um comentário