[Resenha #08] - Despedaçados, Vivian Lemos

em quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Lauren é uma mulher que sempre acreditou que não era boa o suficiente para muitas coisas. Fora criada assim e isso se refletiu em seu casamento. Casada com seu primeiro namorado, ela vive presa em relacionamento abusivo sem perceber até que, em um ataque de ciúmes, é espancada até quase morrer.

Thomas é um professor de literatura que tem um relacionamento complicado com os pais. Dedicou sua vida à literatura enquanto seus pais queriam que o filho assumisse a diretoria da empresa da família. Se casou com uma professora de história, mas logo teve que lidar com a perda precoce da esposa para um câncer agressivo.

Dois corações despedaçados se cruzam e eles percebem que tem várias coisas em comum, como a  paixão pela literatura. Apesar da crescente conexão que surge entre os dois, muitas cicatrizes existentes precisam ser superadas. Mas, juntos eles podem curar seus corações castigados pelo sofrimento.

Lauren tem um história bastante comum, infelizmente. Vê-la se descobrindo e percebendo que é uma mulher forte e capaz de muitas coisas é revigorante. Como ela mesma diz, Thomas não foi o responsável por isso, mas fez parte de sua jornada de autoconhecimento. E a dinâmica do relacionamento dos dois é cativante. Thomas é um verdadeiro lorde inglês, um mocinho de livros para ninguém colocar defeito.

Além dos dois, outros personagens de destaque são as irmãs do casal, Kate e Meg, e a avô de Thomas. As três são responsáveis por aliviar um pouco do sofrimento deles e serem portos seguros. Aproveito para destacar também a presença de um gatinho chamado Byron. Pesquisando um pouco mais sobre a autora descobri que ela ama gatos e sempre dá um jeitinho de colocar um gato em suas histórias.

A escrita de Vivian Lemos é muito fluida. Em cerca de duas tardes li as 235 páginas do livro. Um aspecto que me agradou muito foi o fato do livro ser recheado de referências literárias, incluindo citações de poemas. Eu fiquei com vontade de conhecer mais o trabalho de Lord Byron por causa das inúmeras referências que o livro faz a seus poemas.

Eu particularmente não gostei da forma como um dos personagens reagiu a um acontecimento próximo ao fim do livro, mas isso não impactou minha impressão global sobre o livro. Despedaçados é um romance para aquecer o coração e mostrar que recomeços podem existir para corações que conheceram a dor.

* Despedaçados é um livro para pessoas acima de 18 anos. O livro pode conter pontos sensíveis para pessoas que sofreram violência doméstica ou passaram por relacionamentos abusivos. Este livro foi recebido em parceria com o Grupo Editorial Quimera.

Título: Despedaçados
Autor: Vivian Lemos
Editora: Quimera
Onde comprar: Amazon
*e-book atualmente disponível no Kindle Unlimited

4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? AH gosto bastante de histórias que trazem a temática recomeço aliados a um romance de aquecer o coração. Já gostei de tudo que disse do nosso mocinho, então super curiosa em conhecê-lo. Amei a resenha e dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ler livros com esse tipo de tematica.
    Não conhecia a obra ou a autora, mas, já quelo logo reverter essa situação.
    Achei a capa meio sem sal. não letia se fosse só pela capa, mas sua resenha ajudou bastante !
    Obrigado!

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada da autora e gostei de saber que a escrita é fluída. Apesar de não me interessado tanto por essa premissa, fiquei curiosa para saber como tudo terminou - apesar da sua ressalva.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Oiê,

    Que história forte! Adorei a indicação, gosto de livros assim, que trazem recomeços e novas chances para ser feliz!

    Dica super anotada!

    ResponderExcluir