Série - The Good Doctor

em sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Confesso que não sou uma grande fã de séries médicas, apesar de algumas vezes assistir Grey's Anatomy e planejar assistir Chicago Med. Meu negócio mesmo são séries policiais e sobrenaturais, mas as chamadas da Rede Globo para The Good Doctor me motivaram a dar uma chance a esta série. 

O bom doutor é Shaun Murphy, um residente de cirurgia do Hospital St. Bonaventure de San Jose, que possui autismo e Síndrome de Savant (um raro distúrbio que faz com que a pessoa aprente habilidades intelectuais elevadas). Devido a esta condição, Shaun tem uma necessidade constante de mostrar sua independência, inteligência e capacidade para se tornar um cirurgião. O início de sua jornada no hospital é carregado de conflitos pois a equipe médica com quem trabalha não confia nele. Aos poucos Murphy vai conquistando seus companheiros de trabalho, ao mostrar o quão inteligente e dedicado é. Um dos aspectos explorados na série é o preconceito de Shaun sofre.

Apesar de ter aspectos impressionantes na forma como Shaun Murphy lida com a medicina, a série se foca em sua dificuldade em se comunicar com outras pessoas. Isso faz com que Shaun seja extremamente sincero com seus pacientes, chegando a assustá-los com informações sobre seus estados de saúde. Uma dificuldade que o autismo impõe sob seu trabalho é a necessidade de uma rotina exata, sendo a quebra dela um gatilho para crises. Barulhos, não saber o que fazer ou não concordar com o procedimento adotado pela equipe também são gatilhos para essas crises.

Outros personagens são de importância na série, como Aaron Glassman, que é diretor geral do hospital e mentor de Shaun. Na primeira temporada conhecemos dois residentes que se tornam amigos de Shaun: Claire e Jared. Posteriormente esse grupo é acrescido de Adam, um ex-policial, e Morgan, uma residente extremamente competitiva. Temos também a Lea, vizinha de Shaun, que consegue quebrar um pouco da sua armadura social e se torna a melhor amiga.

A série, em geral, conta com um caso médico novo a cada episódio. Eu particularmente gosto muito desse formato para séries policiais, sobrenaturais e médicas. Em cada um dos episódios temos a oportunidade ver a excelente atuação de Freddie Highmore, conhecido por seu papel em Bates Motel, como Shaun Murphy, um protagonista complexo e bem trabalhado.

The Good Doctor foi uma ótima descoberta para mim no universo das séries. Maratonei as 3 temporadas disponíveis em cerca de uma semana e espero ansiosamente para a 4ª temporada.

7 comentários:

  1. Olá,
    Eu comecei a ver essa série porque já tinha visto o dorama no qual ela é baseada (de mesmo nome) e como tinha gostado da história embarquei nessa também. Não estou em dia mas pretendo sim, também não vejo tantas séries médicas (apesar de ter visto House inteira) e acho que gosto mais da personalidade dos personagens do que os casos médicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também gosto mais da personalidade deles. É legal ver a dinâmica que criaram para retratar a vida pessoal de cada um enquanto cuidam dos casos.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Também não costumo assistir séries médicas, mas essa é uma que tenho bastante curiosidade. Adorei o post!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada na série, adorei o seu ponto de vista a respeito do personagem, eu adoro a sinceridade dele também, gostei muito do certificado hehehe :)

    ResponderExcluir
  4. Assim como você também não costumo ver séries médicas, mas essa também me deixou bem curiosa. Mas ainda não vi, quem sabe me empolge em algum momento e veja, tenho outras prioridades no momento. Mas adorei conferir suas impressões. Dica anotada!!!!

    ResponderExcluir
  5. Confesso que ainda não dei uma chance para nenhuma série médica, mas nos últimos tempos, a premissa de Good Doctor vem me ganhando cada vez mais. Pela forma como você contou, parece uma série realmente incrível e viciante. Espero conseguir assistir em breve!

    PS: Adorei esse certificado hahaha achei chique.

    ResponderExcluir
  6. eu adoro essa série mas tenho muito apego ao dorama original que deu inspiração a de shaun <3 mas adforo séries médicas e tbm policias são minhas duas favs.

    ResponderExcluir