10 adaptações de livros que concorreram ao Oscar

em segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

No último domingo, dia 09 de fevereiro, ocorreu a premiação do Oscar 2020. E nesse clima cinematográfico eu trouxe alguns filmes concorrentes das edições do Oscar que são baseados em obras literárias.
Obs: nesta lista estão apenas filmes que já vi e/ou livros que já li.

O Exorcista (1973)
Uma atriz famosa percebe que  sua filha de doze anos está com um comportamento completamente assustador. Assim, ela pede ajuda a um padre, que é psiquiatra, e ele chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele pede então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão. Esse foi um dos primeiros filmes de terror que vi, ainda na infância e ele concorreu a diversas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Ellen Burstyn), Melhor Ator Coadjuvante (Jason Miller), Melhor Atriz Coadjuvante (Linda Blair), Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição de Som, ganhando nessas duas últimas categorias.

Carrie, a estranha (1976)
Carrie é uma jovem tímida, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar uma vida comum. No dia de sua formatura, descobre que possui poderes telecinéticos quando os jovens mais populares da escola a humilham diante de todos. Em Carrie, a estranha temos uma das cenas mais populares da história do cinema, que foi retratada originalmente no livro escrito por Stephen King e depois protagonizada por Chloe Grace Moretz no remake de 2013. O filme original concorreu ao Oscar nas categorias Melhor Atriz (Sissy Spacek) e Melhor Atriz Coadjuvante (Piper Laurie).

Louca Obsessão (Misery) (1990)
Paul Sheldon, um famoso escritor, sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie, que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele. Este filme eu ainda não tive a oportunidade de assistir (sou tão azarada que quando estava em exibição na mostra de filmes do Stephen King na minha universidade eu fui e faltou luz em toda a cidade!), mas já pude ler. Foi meu primeiro contato com King e infelizmente não me agradou tanto quanto eu esperava. O filme concorreu e ganhou o Oscar na categoria Melhor Atriz (Kathy Bates).

À Espera de um Milagre (1999)
Em À Espera de um Milagre acompanhamos John Coffey que foi condenado à morte por um crime horrível envolvendo estupros e assassinatos. John se torna amigo de Paul Edgecombe, um guarda penitenciário, bondoso e que faz o que pode para evitar os maltratos aos condenados à morte. Apesar de nunca ter lido esta obra de Stephen King, já assisti o filme inúmeras vezes e cada vez me encantei mais e mais pela história e ingenuidade do John. O filme concorreu às estatuetas de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Michael Clarke Duncan), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Mixagem de Som.

O Diário de Bridget Jones (2001)
Bridget Jones é uma solteirona de trinta e poucos anos que decide registrar em um diário suas tentativas de melhorar de vida. O resultado é um relato picante e bem-humorado de suas desventuras profissionais, familiares e românticas. É uma das minha comédias românticas favoritas. Gosto tanto do livro quanto do filme e recentemente tive a oportunidade assistir o último filme, que se encontra na Netflix. O filme concorreu ao Oscar de Melhor Atriz (Renée Zellweger).

Franquia Harry Potter (2001 a 2012)
Harry Potter é uma série de sete livros de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling (e 8 filmes). A série narra as aventuras de um jovem chamado Harry Potter, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ao longo dos livros acompanhamos sua amizade com Ron Weasley e Hermione Granger e sua luta contra Lord Valdemort, um bruxo das trevas. Vários dos filmes concorreram ao Oscar, mas nunca houve uma vitória.

Harry Potter e a Pedra Filosofal: concorreu nas categorias Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban: concorreu nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Trilha Sonora.
Harry Potter e o Cálice de Fogo: concorreu na categoria de Melhor Direção de Arte.
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1: concorreu nas categorias de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte.
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2: concorreu nas categorias de Melhor Maquiagem, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte.

Alice no País das Maravilhas (2010)
Dirigido por Tim Burton e baseado no clássico escrito por Lewis Carroll, o filme conta a história de Alice Kingsley de 19 anos, que acabou de perder o pai e tem sonhos recorrentes com uma terra bizarra. Quando descobre que está prestes a ser pedida em casamento, ela avista o Coelho Branco e começa a segui-lo. Alice cai em sua toca, chegando em uma sala com várias portas e uma mesa. Usando um líquido que diminui seu tamanho e um bolo que a aumenta, Alice passa por uma pequena porta para chegar em uma floresta cheia de animais fantásticos e flores. Os habitantes perguntam frequentemente se ela "era a verdadeira Alice", algo que Alice só entende quando o Coelho a leva para Absolem, a Lagarta azul. Absolem mostra uma profecia que mostra que Alice, que visitou o mundo subterrâneo aos 7 anos, está destinada a matar o jaguadarte e restaurar o reinado da rainha Branca, desde então derrubada por sua maligna irmã rainha Vermelha. O filme venceu nas categorias Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte, além de ter concorrido também na categoria Melhores Efeitos Visuais.

O Lado Bom da Vida (2012)
Depois de uma fase difícil de sua vida, Pat Solitano Jr. está disposto a seguir em frente e reconquistar sua ex-mulher. Através de amigos, ele conhece Tiffany, que lhe promete ajuda na tarefa da reconquista. Uma inesperada ligação começa a uni-los. O filme concorreu ao Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor Ator Coadjuvante (Robert De Niro) e Melhor Atriz (Jennifer Lawrence, que ganhou a estatueta).

A Menina que Roubava Livros (2013)
A trajetória de Liesel Meminger é contada pela Morte, uma narradora mórbida e surpreendentemente simpática. Ao lhe escapar por três vezes, a Morte afeiçoa-se à menina e e a segue de 1939 a 1943. A mãe comunista de Liesel, perseguida pelo nazismo, envia a garota e seu irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A Menina que Roubava Livros é um dos livros mais belos e tristes que já li. Como neta é ex-combatente, tudo o que remete à Segunda Guerra Mundial se torna fascinante para mim e com este livro não seria diferente. Tanto o livro quanto o filme são Maravilhosos. O filme concorreu ao Oscar na Categoria Melhor Canção Original.

Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)
Newt Scamander desenvolveu um interesse em animais fabulosos desde pequeno, com o incentivo da Sra. Scamander (uma criadora entusiástica de hipogrifos de luxo). Ao entrar em território americano, Newt deixa alguns animais escaparem de sua maleta onde os carrega, causando uma confusão com o Congresso Mágico dos Estados Unidos, que zela pela exclusão da sociedade bruxa da sociedade trouxa. Este é um filme que se passa no mesmo universo que a saga Harry Potter, mas em outra época (cerca de 70 anos antes da história de Harry). Foi vencedor do Oscar de Melhor Figurino e também concorreu na categoria Melhor Direção de Arte.

E você, já assisitiu a estes filmes? Sabia que eram baseados em livros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário