[Resenha #01] - Garota, Interrompida - Susanna Kaysen

em sexta-feira, 5 de abril de 2019

O livro é uma autobiografia e conta a história de Susanna, uma garota de 18 anos que em uma manhã vai ao médico por estar com insônia e não aguentar mais a realidade do mundo. Durante a consulta o médico percebe que Susanna precisa ser internada em um hospital psiquiátrico. A internação, que era para durar duas semanas, acaba durando dois anos.

Durante a leitura começamos a nos perguntar sobre o motivo de Susanna estar ali, visto que ela nos parece uma pessoa normal e com uma visão crítica sobre a situação dos demais internados. Aos poucos conhecemos a história dela, através dos prontuários de sua internação e algumas de suas reflexões.

A vida em um hospital psiquiátrico se mostra difícil. Os internos não tem muita liberdade, não podem passear livremente pelo pátio, não podem ficar com janelas abertas sem supervisão, seus telefonemas são monitorados, a única opção de lazer é assistir televisão, pouquíssimas vezes podem sair para tomar um sorvete (e mesmo assim com supervisão de enfermeiras), passam um tempo na solitária, fazem terapias de choque, entre outras coisas.

A história é envolvente e como o livro é relativamente curto (quase 200 páginas), rapidamente fazemos a leitura. Este livro foi adaptado para o cinema e espero poder assisti-lo em breve. 

E vocês, já leram o livro ou assistiram o filme? Me contem o que acharam!

22 comentários:

  1. nossa, o filme foi um dos meus favoritos da adolescencia, vi mil vezes e ano passado peguei o livro pra ler e adorei, mt bom pra quem se interessa pelo tema de problema mentais/depressao

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. nossa eu ainda não conhecia o livro achei bem legal sua resenha dele ja quero ler

    ResponderExcluir
  3. A historia é incrível, tomara que saia logo o filme, quero muito assistir bjss amore

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o livro mais pela resenha o livro vai deixar o leitor atento até o fim da história, realmente a vida em um hospital psiquiátrico é bem difícil, bacana que o livro foi adaptado para o cinema bjs.

    ResponderExcluir
  5. eu nunca li o livro mas já assisti o filme . Nao sabia que o filme era uma adaptacao do livro.!

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li o livro, mas já ouvi falar dele.
    E eu não sabia que tinha o filme.

    Mais uma obra que fará parte da minha listinha, hehehe.

    Beijos, Laila
    www.muraldabeleza.blogspot.com.br
    www.facebook.comq/blogmuraldabeleza

    ResponderExcluir
  7. Eu vi o filme, é um filme aparentemente confuso, mas conforme se desenrola dá pra entender tudo, eu gostei do filme pois amo esse tema! Mas o livro eu não tive a oportunidade de ler! Bjs ❤️

    ResponderExcluir
  8. Já vi o filme, inclusive a Winona Ryder dá um show de interpretação! Sabia que era adaptação, mas ainda não tive a oportunidade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  9. Olá não conhecia o livro mais ele possui uma abordagem a qual gosto muito, espero ter a oportunidade de ler e ver a adaptação também, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li o livro, mas tenho visto tantos comentários positivos que sinto que está na hora de me dedicar à leitura dele.

    ResponderExcluir
  11. Assisti o filme duas vezes, mas não sabia que existia o livro dele! Com certeza deve ser mais detalhado e interessante!

    ResponderExcluir
  12. Ja fiquei mega curiosa para ler esse livro

    ResponderExcluir
  13. Ja adorei a sua resenha e ja quero ler esse livro

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Quando esse livro saiu fiquei bem empolgada para ler, mas com o tempo fui deixando de lado, mas quero sim ler. É uma história bem intensa né, não sei se conseguirei ler esse ano, mas tentarei!

    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Livia.

    Achei sua resenha bem interessante, pois já tinha visto a capa do livro, mas ela não tinha despertado meu interesse e acabei deixando de lado o livro. Com a sua resenha mostrou que é uma história interesse e vou adicioná-lo na minha lista de desejados. Parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Não li o livro mas vi o filme, que inclusive é muito bom. Eu nunca tinha reparado que o livro era tão pequeno, é um assunto que inspira curiosidade e acho que carecia de mais páginas. Mas espero ler para saber mais detalhes e comparar com o que foi colocado no filme.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi falar bastante sobre o filme, mas não conhecia muito sobre a história. Acho que deve ser uma ótima leitura, principalmente por se tratar da vida dentro de um hospital psiquiátrico, algo tão diferente.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  18. Amo o filme e embora o adore ainda não li o livro, uma vergonha né! Assim que possível quero poder ler essa obra pra entender mais a fundo o enredo, já que sabemos que o cinema não é tão fidedigno.

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Tenho muita curiosidade em ler este livro. Gosto de livro assim, quando você começa a se questionar com todos os acontecimentos narrados. Parabéns pela resenha!

    Aproveitei para te seguir também <3
    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  20. Oiê,
    Gosto muito de livros que abordam esse tipo de tema, não li esse ainda e fiquei curiosa sobre o desenrolar, ainda mais por ser uma autobiografia!

    ResponderExcluir
  21. Oi Liv, eu li este livro faz bastante tempo e confesso que ele me marcou muito e ainda está vivo em minha mente, pude fazer várias reflexões. É um livro que poderia ser lido em alguns cursos de formação como psicologia, psiquiatria, serviço social, etc.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  22. Eu tô há um tempão para ler esse livro e não sabia que tinha um filme. Ao contrário da maioria das pessoas, eu amo livros que são adaptados pois a gente fica com 2 versões da mesma história <3

    xoxo
    Tiffannyk
    https://thereviewbooks.com.br
    #thereviewbooks | @thereviewbooks

    ResponderExcluir