7 motivos para reler um livro

em terça-feira, 14 de abril de 2020

Quando conheci a escrita de Meg Cabot através de O Diário da Princesa em 2008, não imaginava que me tornaria uma leitora assídua e que teria livros favoritos do quais faria releituras com frequência. Se você acha que reler livros é uma perda de tempo (já que você poderia gastar esse mesmo tempo lendo um novo livro) ou que simplesmente não vale a pena (porque você já conhece a história), continue nesse post e confira os motivos pelos quais você deve reler um livro.



1. Viver uma nova experiência
Você pode me perguntar como viver uma nova experiência, sendo que o livro é o mesmo de quando você leu pela primeira vez. De fato, o livro é o mesmo, mas você não. Humanos são seres mutáveis e a nossa percepção a respeito de um livro é dependente de quem somos no momento da leitura. A Lívia que começou a ler O Diário da Princesa em 2008 não é mais a mesma Lívia que leu O Diário da Princesa em janeiro de 2020. Quando tive o primeiro contato com a vida da Mia Thermopolis eu me identificava muito com ela, afinal eu tinha 13 anos e ela 14. Hoje, com 24 anos, percebo que a Mia era extremamente infantil em muitas coisas. Meu relacionamento com o livro mudou porque eu mudei. E tudo bem, a vida é mutável e isso não faz com que O Diário da Princesa deixe de ser a minha saga literária favorita, apenas tenho outra visão e vivi uma nova experiência com a história.

2. Matar a saudade
Algumas histórias são tão apaixonantes que sentimos saudades de livros e personagens. Seria um desperdício ler estes livros apenas uma vez.

3. Entender melhor a história
As vezes fazemos uma leitura superficial de um livro ou perdemos o foco na leitura em alguns momentos e reler um livro pode ser a oportunidade perfeita para compreender algo que não ficou bem entendido na primeira leitura.

4. Para ler a sequência
Alguns escritores demoram anos para escrever e publicar a continuação de alguma saga e nós leitores ficamos um pouco esquecidos da história (ouviu @George R. R. Martin?). Aí quando um livro novo é lançado, vale a pena reler os outros volumes.

5. Para assistir a adaptação
Livros vem sendo adaptados para os cinemas e a TV ao longo do anos e com os serviços de streaming sendo lançado ao redor de todo o mundo, tem sido comum livros virarem filmes e séries. E nada melhor do que se preparar para assistir essas adaptações relendo o livro que originou o filme ou a série.

6. Melhorar a sua escrita
Alguns estudos afirmam que ao ler um texto pela primeira vez a pessoa estará focada no co lguns estudos afirmam que ao ler um texto pela primeira vez a pessoa estará focada no conteúdo do mesmo, mas que ao ler por mais vezes o mesmo material, a concentração se dividirá em outras coisas, incluindo na escrita e nas estruturas gramaticais, o que pode te ajudar a melhorar sua escrita. nteúdo do mesmo, mas que ao ler por mais vezes o mesmo material, a concentração se dividirá em outras coisas, incluindo na escrita e nas estruturas gramaticais, o que pode te ajudar a melhorar sua escrita.

7. Estudar outro idioma
Reler um livro pode te ajudar a aprender um novo idioma. Como você já leu e compreende bem a história do livro, você pode reler em outro idioma para aumentar vocabulário e treinar o "reading" sem ter problemas para assimilar o conteúdo.

Esse ano já fiz minha releitura anual de toda a série de O Diário da Princesa e pretendo reler a saga Mortal de J D Robb (Nora Roberts) para poder continuar lendo a sequência pois a Nora não para de escrever e eu já me perdi no meio da montoeira de livros. E você, crute reler? Me conta qual foi a sua última releitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário